6 melhores livrarias com cafés em Buenos aires

Não é nenhum segredo que Buenos Aires é um paraíso para leitores. São centenas de livrarias de todo tipo e tamanho, além de cafés que respiram literatura e eventos que incentivam o hábito de ler.

A capital da Argentina é uma das cidades com mais livrarias por habitante do mundo, de acordo com o World Cities Culture Forum. Os leitores sortudos que estiverem em Buenos Aires podem se perder na livraria mais linda do mundo ou passar o dia fuçando livros novos e antigos nos sebos da Avenida Corrientes.

A herança literária argentina também ajuda muito, afinal, escritores como Jorge Luis Borges e Quino saíram daqui, entre tantos outros.

Nos últimos anos, surgiram novas livrarias que combinam a venda de livros com cafés que servem lanches e refeições leves. Várias delas também funcionam como pequenos centros culturais, oferecendo ao público atividades como palestras, oficinas literárias e música ao vivo.

Confira nossa seleção com as seis melhores livrarias com café em Buenos Aires.

  1. El Ateneo Grand Splendid

A livraria El Ateneo Grand Splendid em Buenos Aires é considerada uma das mais belas do mundo, com reconhecimento de prestigiados meios de comunicação como National Geographic e The Guardian. Por isso, não é surpreendente que seja muito procurada por turistas internacionais. Embora El Ateneo seja uma rede de livrarias com lojas em toda a Argentina, a filial Grand Splendid é única, pois está localizada em um antigo e luxuoso teatro de 1919. Seus mais de 2.000 metros quadrados mantêm perfeitamente o esplendor do passado e agora são preenchidos com livros de todas as especialidades. Ao fundo, várias mesas estão localizadas atrás de uma cortina vermelha de veludo, lembrando-nos que o que antes era um palco agora funciona como um café literário. El Ateneo também oferece sofás na sala principal e pequenos espaços de leitura nos antigos camarotes. No subsolo, há uma ampla e completa seção de livros infantis.

  1. Eterna Cadencia

Além de ser uma das principais livrarias de Buenos Aires, a Eterna Cadencia também se destaca por ser uma editora, uma fundação de incentivo à leitura e um ponto de encontro para escritores e amantes de livros.

O ambiente é semelhante ao de uma casa aconchegante, com muita madeira e vários sofás convidativos para iniciar a leitura. Perca-se entre obras de literatura universal, história, ciências sociais, arte, cinema e teatro.

No luminoso pátio central, há um café e bistrô que serve lanches e refeições leves, além de uma interessante variedade de vinhos e outras bebidas alcóolicas.

  1. Falena Libros

Quem passa pela calçada apenas enxerga uma parede com tijolos à vista, mas o que está por trás é uma incrível livraria com café, vinho e um dos pátios mais belos de Buenos Aires. Assim é Falena, uma joia escondida no bairro da Chacarita, não muito longe das movimentadas ruas de Palermo.

Esta espécie de livraria speakeasy encanta com sua arquitetura minimalista, rodeada por plantas e com abundante luz natural. A coleção de livros é pequena e refinada, com uma ótima seleção de literatura clássica e contemporânea, além de títulos de não-ficção, arte e design. Costumam realizar vários eventos ao longo do ano, incluindo apresentações, oficinas e shows de música ao vivo.

  1. Libros del Pasaje

A Libros del Pasaje é um refúgio já clássico de Palermo Soho. Inaugurada em 2004, ocupa uma encantadora casa antiga típica de Buenos Aires. As estantes, que parecem não ter fim, seguem o teto alto de dois metros e meio. Mas não se preocupe! Há várias escadas de madeira que permitem alcançar os livros mais altos.

A livraria se destaca por oferecer diversos títulos de artes, como fotografia, cinema, teatro e pintura, além de livros de poesia, literatura argentina, filosofia e guias de viagem. Também tem uma seção completa de livros em inglês e um setor especialmente pensado para as crianças.

No fundo, no pátio da casa, há um café acolhedor que serve lanches doces e salgados, além de refeições rápidas.

  1. Librería del Fondo

Localizada no coração de Palermo Soho, a Librería del Fondo é um espaço singular em diversos aspectos. Pertencente ao reconhecido grupo editorial mexicano Fondo de Cultura Económica e formalmente denominada “Librería del Fondo y Centro Cultural Arnaldo Orfila Reynal”, ela foi criada em 2016 para fortalecer os laços culturais entre o México e a Argentina e se tornar um ponto de encontro para aqueles que amam as ideias, as artes e as letras.

Além disso, a livraria ocupa um prédio amplo e imponente de concreto, que foi o último projeto do icônico arquiteto brutalista argentino Clorindo Testa, responsável por edifícios emblemáticos como a Biblioteca Nacional.

Com dois andares de livros, um salão para atividades culturais e uma sala de exposições, a Librería del Fondo oferece uma ampla seleção de livros de literatura e ciências sociais, bem como uma boa seleção de histórias em quadrinhos e uma seção de livros infantis e ilustrados no primeiro andar. O luminoso pátio da livraria apresenta um mural da artista Isol e abriga uma filial da renomada cafeteria Lattente, uma das melhores de Buenos Aires

  1. Dain Usina Cultural

A Dain Usina Cultural é um espaço multifuncional que ocupa uma tradicional esquina do bairro de Palermo. Com um acervo de mais de 20.000 exemplares, a livraria também oferece a possibilidade de solicitar qualquer livro disponível em Buenos Aires e entregá-lo em até 24 horas.

Além disso, a Dain promove uma variedade de atividades culturais ao longo do ano, como lançamentos de livros, cursos, palestras, exposições de arte, shows de música e exibições de cinema.

O café-restaurante serve um menu original em um ambiente moderno e aconchegante, seja no térreo, rodeado por livros, ou no amplo terraço cercado por plantas.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
💨 Precisa de ajuda?
Fale com um especialista local
Olá 👋 Podemos ajudá-lo?