Arquitetura Porteña: Os Tesouros Históricos e Modernos de Buenos Aires
Todos que têm a oportunidade de fazer uma viagem para Buenos Aires ficam boquiabertos com as belezas que ela possui. Todas elas são provenientes da mistura de vários estilos que foram introduzidas em diferentes períodos da história. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre os estilos presentes na arquitetura que compõe Buenos Aires, fazendo com que ela seja conhecida por muitos como a “Paris da América do Sul”.
Período Colonial

O período Colonial, que se estendeu do final do século XIX ao começo do século XX, foi a época onde ocorreram as principais mudanças no país e também foi um período de grande desenvolvimento socioeconômico. Um exemplo de construção que ainda é possível visitar, devido à sua fácil localização na região central, é o Cabildo, um dos pontos turísticos mais importantes da Plaza de Mayo.
Arquitetura da Burguesia
Nessa época, as classes mais altas costumavam deixar nítido o seu poder, através de construções luxuosas contendo cúpulas, estátuas ou algo que chamasse a atenção dos demais. Você consegue vê-las com mais frequência nas proximidades do Obelisco, ou espalhadas por outras partes da cidade.
Estilo Neoclássico

Esse estilo também marca forte presença, abrilhantando ainda mais a nossa capital. Ele remete a construções inspiradas na cultura greco-romana, também para demonstrar a riqueza das classes mais poderosas. Um belo exemplo desse estilo você pode encontrar na Faculdade de Direito no bairro Recoleta, ao lado da Floralis Genérica.
Arquitetura Simples de La Boca

O título de “Arquitetura Simples” remete ao estilo encontrado no bairro La Boca, que foi onde Buenos Aires começou a ser construída. O bairro foi onde os primeiros imigrantes chegaram e se estabeleceram, devido à proximidade com o porto. Como os mesmos eram de classe baixa, eles começaram a construir suas moradias (os famosos *conventillos*) a partir dos materiais que encontravam por ali e a pintá-las com os restos de tintas que sobravam dos navios. Até hoje, La Boca apresenta traços desse período e, por isso, atrai visitantes de todo o mundo.
Arquitetura Moderna em Puerto Madero

Mesmo que haja a predominância de construções mais antigas, Buenos Aires também é uma cidade muito moderna. Isso você pode perceber ao fazer um passeio por Puerto Madero, que é o bairro mais novo da capital. É nele que estão situados a grande maioria dos hotéis 5 estrelas, empresas e torres residenciais. Lá você poderá visitar a Puente de la Mujer, um monumento contemporâneo do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.
Áreas Verdes e Parques

Apesar de ser uma grande cidade, é possível encontrar diversas áreas verdes espalhadas pela capital, sendo uma ótima opção do que fazer em Buenos Aires. A maior parte dessa área verde você poderá encontrar entre Recoleta e Palermo, onde estão localizados o Ecoparque, os Bosques de Palermo e o Jardim Japonês. Há também a Costanera Sur, que é uma reserva ecológica que fica às margens do Río de La Plata, em Puerto Madero. É uma excelente opção para uma caminhada ou para passar uma tarde de domingo.
Chegamos ao final de mais um artigo e, com as informações contidas nele, você pôde aprender um pouco mais sobre como foi o processo de formação da arquitetura porteña. Lembrando que, se você quiser saber mais informações para o seu roteiro em Buenos Aires, basta entrar em contato conosco da Guia Receptivo.





