Caminito: a rua-museu que é um charme

Caminito em Buenos Aires: Conheça a Rua-Museu Colorida de La Boca

 

O Caminito é uma encantadora rua-museu localizada em Buenos Aires. Conhecido por sua vibrante paleta de cores, esse destino turístico é um dos mais visitados na capital da Argentina. É impossível resistir ao seu charme, pois o Caminito é um marco clássico que conta um pouco da história da região.

 

caminito-buenos-aires

 

A história do Caminito de Buenos Aires é fascinante. Esta rua de pedestres, com cerca de 150 metros de comprimento, é repleta de casas coloridas decoradas com obras de arte. Os muros exibem muitos quadros e bonecos enfeitam o ambiente. Além disso, você encontrará diversos restaurantes e lojas de artesanato. O bairro La Boca, onde o Caminito está localizado, foi lar de muitos imigrantes, especialmente italianos. A tradição do futebol também está fortemente presente, com o famoso estádio do Boca Juniors, La Bombonera, nas proximidades.

Esse museu a céu aberto possui um formato de uma leve curva, que era resultado da presença de um córrego próximo. Originalmente, o Caminito fazia parte de uma linha ferroviária que se estendia até a Enseada, localizada a cerca de uma hora da capital. Após o encerramento das operações da linha em 1928, o local se transformou em um beco abandonado e até mesmo um depósito de lixo. Nessa época, a rua era conhecida como “La Curva”.

Foi em 1950 que os moradores decidiram se unir para revitalizar o local. O pintor Benito Quinquela Martín também contribuiu para a renovação. O objetivo era transformar o beco abandonado em uma rua alegre e vibrante. As casas, construídas em madeira ou zinco, foram pintadas com cores vivas. Dizem que as tintas usadas eram sobras das oficinas portuárias, o que resultou na variedade de cores. Além da pintura alegre, quadros foram doados e expostos nas paredes, transformando o local em uma rua de pedestres ao estilo de um museu a céu aberto.

caminito-buenos-aires-2

 

Somente em 1959 a rua recebeu o nome “Caminito”, em homenagem ao tango composto em 1926 por Juan de Dios Filiberto.

O que fazer no Caminito? Apesar de poucas pessoas morarem na área, muitas casas foram transformadas em lojas de souvenirs. Os visitantes podem desfrutar de um almoço com pratos típicos em um dos restaurantes disponíveis (geralmente abertos a partir das 11h) e apreciar um passeio pela rua. Muitos turistas tiram fotos em frente às lojas e restaurantes enquanto percorrem a rua-museu. Além disso, é possível tirar fotos com dançarinos de tango e assistir a apresentações ao ar livre. Durante a noite, o local ganha vida com várias atrações e bares para desfrutar. No entanto, é importante evitar ficar muito tempo na rua durante esse período e permanecer a ára movimentada da rua para garantir a segurança.

 

caminito-buenos-aires-3

 

 

WhatsApp