Dicas práticas para se proteger de golpes em viagens

Proteja-se em Viagens: Como Identificar e Evitar Golpes Contra Turistas

Quando viajamos, é preciso sempre estarmos atentos ao que acontece ao nosso redor, para que aquele tão esperado momento de lazer e descontração não se torne um verdadeiro pesadelo. No artigo de hoje, vamos dar dicas de segurança em viagem para que o turista possa se prevenir de eventuais golpes, independentemente do destino, e assim, somente se preocupar em curtir tudo que o lugar possa oferecer.

1. Evite Carregar os Documentos Originais

A melhor opção para evitar que seus documentos originais sejam roubados enquanto estiver passeando é deixá-los no hotel e carregar apenas uma cópia, seja do passaporte ou do RG. Se você for roubado ou perder o documento por descuido, precisará ir até a embaixada do seu país mais próxima para emitir um novo documento com urgência. Porém, já adianto: prepare o bolso, porque o custo será alto. Infelizmente, nesse caso, não há outras opções, pois você precisará de um documento para poder regressar ao seu país de origem.

2. Deixe Itens de Valor no Hotel

Quando for sair para “turistar”, leve consigo somente o necessário para aquele passeio, como uma mochila pequena, garrafa d’água, mapa, carregador portátil e uma quantia de dinheiro para aquele determinado fim. Caso algo de errado aconteça, pelo menos os itens de maior valor estarão seguros no seu hotel e o prejuízo será menor.

3. Peça Informações em Locais Seguros

Caso você esteja perdido ou precise sanar alguma dúvida, evite abordar pessoas aleatórias nas ruas. Em vez disso, vá até um centro de informação turística ou pergunte em um estabelecimento comercial. Há muitas pessoas mal-intencionadas que ficam pelas ruas para abordar turistas perdidos e induzi-los a um certo lugar para serem assaltados.

4. Cuidado com o Golpe do Taxista

É muito comum tomarmos um táxi para irmos de um lugar ao outro e, durante o trajeto, conversarmos com o motorista. Porém, se o taxista for desonesto e perceber que é a sua primeira vez naquele local, há grandes chances de ele estender o trajeto para cobrar mais caro. Uma dica de viagem importante é contratar um transfer com uma agência de turismo de confiança, para que você possa ter mais conforto e tranquilidade, evitando possíveis golpes.

5. Planeje seu Roteiro com uma Agência de Turismo

Por último, e não menos importante, entre em contato com uma agência de turismo para planejar sua viagem. Nós, brasileiros, de maneira geral, estamos acostumados a deixar tudo para a última hora, porém, nem sempre isso dá certo. Muitas pessoas que chegam a um destino sem um roteiro de viagem definido acreditam que vão encontrar passeios a preços baixos na hora, mas é aí que se enganam. No setor de turismo, os preços mudam frequentemente, e deixar para resolver tudo no último minuto não é a melhor opção, pois você corre o risco de não conseguir disponibilidade para os passeios nas datas desejadas, além de perder tempo precioso. Lembre-se: cada minuto da sua viagem é valioso.

Chegamos ao final de mais um artigo e, agora que você já ficou por dentro das dicas para se proteger de golpes em viagens, pode começar a escolher o seu próximo destino. Ah, lembre-se de se planejar com antecedência e, caso tenha dúvidas, procure uma agência ou um profissional qualificado no assunto.

WhatsApp