Golpes e Furtos em Buenos Aires: Como Turistas Podem se Proteger
Dizer que Buenos Aires é uma cidade belíssima e deslumbrante, isso nós já sabemos muito bem. Porém, infelizmente, assim como qualquer grande cidade, ela também possui vários casos de golpes e furtos em turistas ao longo dos anos. Em termos gerais, a capital é considerada como sendo uma cidade segura, mas claro, todo cuidado é pouco. Sendo assim, hoje vamos falar sobre as práticas ilícitas mais comuns e dar dicas de segurança em Buenos Aires para você se prevenir.
Cuidados com Furtos em Geral

Os chamados “batedores de carteira”, infelizmente, estão em todos os lugares, e eles conseguem ter êxito tanto em locais movimentados, como a Rua Florida, quanto em lugares com pouco fluxo de pessoas. A dica seria nunca deixar seus pertences no bolso de trás, pois esses indivíduos têm habilidade suficiente para pegá-los sem que você perceba. Se você carrega uma bolsa ou mochila, use-a sempre virada para a frente, pois, caso alguém tente te roubar, você terá tempo de reação para evitar a ação.
O Golpe dos Cambistas Desonestos (Câmbio Blue)
É muito comum o turista deixar para trocar dinheiro em Buenos Aires, pelo fato de a cotação paralela (câmbio blue) ser melhor em relação à oficial, porém, é aí que mora o perigo. Há muitos cambistas de rua que passam notas falsas aos turistas ou repassam um valor menor do que o combinado. Este último acontece porque os cambistas contam as notas tão rápido que o turista não percebe que foi passado para trás. A dica é fazer o câmbio de moeda com uma agência de turismo de confiança, para que você possa se assegurar e se prevenir desses golpistas.
O Golpe do Taxista
Se você for se deslocar de um lugar para o outro de táxi, tome muito cuidado para que o taxista não fique rodando mais que o necessário apenas para aumentar o valor da corrida. Outro golpe comum é o da nota falsa: o motorista alega que a nota que você deu para ele é falsa, quando na verdade ele a trocou por uma falsa que já tinha. A dica é você chamar um motorista de aplicativo (como Cabify ou Uber), pois, caso algo aconteça, você consegue denunciar o indivíduo para que ele seja banido da plataforma.
Falsos Agentes de Turismo
Por fim, se você estiver andando por pontos turísticos e um suposto “agente de turismo” te abordar, é melhor ficar atento. Não seria ético generalizar, pois nem todos são golpistas. Falo isso por experiência própria, pois também trabalhei como agente de turismo de rua em Buenos Aires. No entanto, se o indivíduo insistir em te levar para uma suposta agência em um lugar afastado ou duvidoso, a melhor opção é encerrar o assunto e continuar seu caminho, pois há grandes chances de ser um golpe. Se você quer contratar passeios, a melhor opção é procurar uma agência física bem estabelecida ou entrar em contato com uma agência online com boas referências para resolver tudo com segurança.
Chegamos ao final de mais um artigo, e agora que você já conheceu os golpes e os furtos mais comuns em Buenos Aires, estará mais preparado para poder aproveitar sua viagem para Buenos Aires em segurança e evitar que algo de ruim aconteça.





