Tango em Buenos Aires: Conheça a Música e a Cultura por Trás da Dança Icônica
O Tango é o estilo musical característico da Argentina. Sua importância no país é tão significativa que, em 2009, ele foi considerado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. No artigo de hoje, vamos contar um pouco da história desse gênero, para que você possa entender como o tango transcende a dança, influenciando a música, a moda e a vida cotidiana. Descubra o que fazer em Buenos Aires para vivenciar essa tradição autêntica e prepare seu roteiro de viagem. Então, vem comigo!
Origem do Tango

O Tango se originou no final do século XIX na região do Rio da Prata, abrangendo não só a Argentina, mas também o Uruguai. Ele é a fusão de vários estilos provenientes dos imigrantes italianos, espanhóis, africanos e há boatos de uma possível influência também da música cubana. De modo geral, o Tango foi difundido e popularizado pelas classes mais baixas da capital, e os shows aconteciam principalmente nos prostíbulos, bares e nas cafeterias. Naquela época, não existia a dança entre homens e mulheres, pois era considerada uma prática insolente, então era muito comum homens dançando com homens. Somente anos mais tarde, as mulheres, geralmente prostitutas, começaram a ser inseridas também nesse contexto.
A Popularização do Tango em Paris
O Tango foi chegar em solo francês, mais precisamente em Paris, por volta de 1910. Como a França na época era considerada o berço da cultura mundial, o estilo se difundiu muito rapidamente para outras partes do mundo. Ele realmente começou a ser aceito pela alta classe argentina somente a partir de 1917, depois dessa “explosão” mundial, fazendo com que os shows começassem a marcar presença também nos lugares mais chiques de Buenos Aires. A partir daí, o que antes era simples começou a se tornar algo mais sério, devido à presença de músicos profissionais e de alta qualidade.
Grandes Nomes do Tango
Entre os maiores nomes do Tango mundial, podemos citar Carlos Gardel e Astor Piazzolla como dois grandes artistas que levaram o estilo a outro patamar. Em suas apresentações pela França e em outros países, Carlos Gardel atraía multidões para assisti-lo, devido ao seu talento e singularidade. Isso se estendeu até a sua morte em 1935, quando ele sofreu um trágico acidente de avião. Anos mais tarde, foi a vez de Astor Piazzolla entrar em cena, fazendo um Tango mais sofisticado, inserindo elementos de Jazz e de figuras como Bach e Stravinsky.
Posteriormente, devido ao surgimento e explosão do Rock N’ Roll, o Tango foi perdendo espaço no cenário, passando a ser apreciado somente pelos amantes. Esse episódio ocorreu porque os mais jovens viam o estilo como “brega”, e até mesmos as gravadoras e as rádios foram perdendo interesse. No cenário mais atual, o que há são releituras de sucessos na época de ouro do tango, para continuar mantendo acesa a chama desse estilo no país.
A Influência do Tango na Cultura
O Tango influenciou em vários aspectos, não somente no âmbito cultural e emocional, mas também no modo de viver e vestir da sociedade. Em termos de moda, até hoje é possível ver traços do estilo das peças utilizadas na época, como vestidos com talho longo, sapatos de salto, muito brilho e até mesmo o corte de cabelo curto em mulheres. Nos homens, o uso de ternos e smoking ainda se faz presente no guarda-roupa dos porteños.
Tipos de Shows de Tango
Há dois tipos de shows de Tango: o Tradicional e o Broadway. O Tradicional é caracterizado como sendo mais canto e dança, enquanto o Broadway é como uma peça de teatro. Existem várias casas de show em Buenos Aires, e posso citar algumas, como Café de los Angelitos, Piazzolla Tango e Rojo Tango como casas de estilo Tradicional. Já o Señor Tango, Tango Porteño e Madero Tango são exemplos de estilo Broadway. Escolher entre os melhores shows de tango de Buenos Aires depende do seu gosto pessoal.
Chegamos ao final de mais um artigo e, agora que você ficou sabendo um pouco sobre como surgiu, quem foram os principais personagens e quais foram as influências do Tango, você só precisará entrar em contato conosco da Guia Receptivo. Podemos te ajudar a escolher a melhor opção de show de tango com jantar para você ter o prazer de viver essa experiência em sua viagem para Buenos Aires.





