Os 10 Prédios Mais Lindos de Buenos Aires (Segundo Nossa Equipe)

Maravilhas Arquitetônicas de Buenos Aires: 10 Prédios Incríveis para Admirar

Ao caminhar pelas ruas da capital, é possível perceber a grande quantidade de construções antigas que há na cidade. Elas, em sua grande maioria, foram construídas em diferentes épocas e, até hoje, se mantêm vivas, trazendo um charme e beleza que somente Buenos Aires tem. No artigo de hoje, vamos explorar a arquitetura deslumbrante de Buenos Aires com nosso guia dos 10 prédios mais impressionantes, que são verdadeiros pontos turísticos. De edifícios históricos a obras-primas modernas, descubra os detalhes que tornam cada estrutura única e digna de admiração em sua viagem para Buenos Aires.

Palácio Barolo

Fachada imponente do Palácio Barolo em Buenos Aires, inspirado na Divina Comédia.

Contendo uma arquitetura única proveniente dos estilos neogótico e neorromântico e um resquício de arte indiana, o Palácio Barolo é um projeto do arquiteto Mario Palanti inspirado na Divina Comédia, de Dante, a pedido do empresário Luis Barolo. Ele era o edifício mais alto na época que foi construído, em 1923, e hoje abriga diversos escritórios comerciais. Há também visitas guiadas às segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos em horários específicos, sendo necessário realizar uma reserva prévia.

Centro Cultural Kirchner (CCK)

Interior moderno do Centro Cultural Kirchner (CCK) em Buenos Aires.

Localizado onde antes era o Palácio dos Correios e Telégrafos, o centro cultural é um espaço de mais de 100 mil metros quadrados, destinados a diferentes tipos de eventos. Ele é considerado como um dos melhores do mundo em vários aspectos, e a sua construção ficou a cargo do arquiteto francês Norbert-Auguste Maillart, em 1887. É uma ótima dica sobre o que fazer em Buenos Aires.

Faculdade de Engenharia

Fachada em estilo gótico da Faculdade de Engenharia de Buenos Aires.

Construída no estilo gótico, a Faculdade de Engenharia possui um visual bem diferente do que estamos acostumados. Ela está localizada na avenida Las Heras 2214 e, se você é um amante de fotografias, com certeza vai querer ter uma foto dessa na sua coleção.

Edifício Kavanagh

O imponente Edifício Kavanagh, um marco da arquitetura de Buenos Aires.

Considerado um símbolo arquitetônico de Buenos Aires, este imponente edifício foi também titulado como o mais alto da América do Sul no ano de sua inauguração, em 1936. Anos mais tarde, mais precisamente em 1999, ele foi declarado Monumento Histórico Nacional e também Patrimônio Mundial da Arquitetura Moderna pela UNESCO.

Palácio de Aguas Corrientes

Fachada luxuosa do Palácio de Aguas Corrientes.

Com o seu luxuoso e exuberante aspecto, o Palácio de Aguas Corrientes demonstra toda a elegância e grandiosidade, características essas muito bem aceitas pela burguesia da época. Hoje, o local abriga escritórios de empresas de tratamento de água, além de um museu que conta, em detalhes, como foi o desenvolvimento desse setor no país.

Banco de la Nación Argentina

Edifício do Banco de la Nación Argentina em frente à Plaza de Mayo.

Situado entre as avenidas Rivadavia e Reconquista, em frente à Plaza de Mayo, o Banco de la Nación Argentina é um edifício de estilo clássico, construído em mármore e granito. Ele foi uma iniciativa do presidente Carlos Pellegrini em 1891, ano em que o país sofria de uma grave crise econômica. O banco teve um papel importante, pois foi o principal responsável por financiar pequenos agricultores e, logo em seguida, empresas de vários setores, fazendo com que a economia do país crescesse.

Edifício do Ministério da Saúde (Edifício com Evita)

Com 93 m de altura, o Edifício do Ministério da Saúde e de Desenvolvimento Social é um prédio pertencente ao Estado e também palco dos principais encontros de partidos políticos. Nele, está desenhado o rosto de Evita Perón, e dizem que a face “triste” do rosto está apontando em direção à zona mais rica e a face “alegre” para a zona de classe baixa.

Palácio dos Tribunais (Palacio de Justicia)

Fachada neoclássica do Palácio dos Tribunais em Buenos Aires.

Com influência do estilo neoclássico e greco-romano, o local é a sede da Corte Suprema de Justicia de la Nación. Ele está situado atrás do Teatro Colón, em frente à Plaza Lavalle, e o responsável pela sua construção foi o arquiteto francês Norbert-Auguste Maillart, o mesmo do Centro Cultural Kirchner.

Embaixada do Brasil (Palácio Pereda)

O Palácio Pereda, atual Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

Ocupando o Palácio Pereda, que foi uma propriedade pertencente a uma família da classe alta da capital, a mesma possui traços da arquitetura francesa, a pedido do seu dono ao arquiteto responsável, o belga Julio Dormal. A construção foi baseada no Museu Jacquemart-André, que é um icônico palácio localizado em Paris.

Congresso Nacional

O imponente edifício do Congresso Nacional da Argentina com sua cúpula verde.

Por fim, temos o Congresso Nacional, que, em minha opinião, é o mais surpreendente edifício da capital. É uma obra do arquiteto italiano Victor Meano, que não poupou esforços em utilizar algumas caraterísticas marcantes da arquitetura greco-romana.

Chegamos ao final de mais um artigo e, agora que você já conheceu quais são os 10 edifícios mais excêntricos de Buenos Aires segundo a nossa equipe, basta entrar em contato conosco da Guia Receptivo para podermos te ajudar a inseri-los no seu roteiro em Buenos Aires.

WhatsApp