Teatro Colón: Uma Joia da Arquitetura e Cultura em Buenos Aires

Visite o Teatro Colón: Cultura e Beleza em um Só Lugar em Buenos Aires

Se você é uma daquelas pessoas aficionadas por arte, cultura, história e belas construções, então precisa incluir em seu roteiro em Buenos Aires uma visita a um lugar onde todas essas características marcam presença. No artigo de hoje, vamos descobrir o esplendor do Teatro Colón, um dos principais pontos turísticos da capital argentina e uma das casas de ópera mais renomadas do mundo. Saiba mais sobre sua história, arquitetura impressionante e como assistir a uma apresentação inesquecível.

História do Teatro Colón

Fachada histórica do Teatro Colón em Buenos Aires.

O Teatro Colón, em seu início, estava situado onde hoje se encontra o Banco de la Nación Argentina, em frente à Plaza de Mayo. O atual edifício, que está localizado na rua Tucumán 1171, teve sua inauguração em 25 de maio de 1908, com a estreia da ópera Aida, de Giuseppe Verdi. O Teatro se tornou palco de vários eventos importantes, e isso foi um dos principais fatores que o fizeram se tornar Patrimônio Histórico Nacional em 1989. Dentre os artistas renomados que já se apresentaram no teatro, podemos citar Plácido Domingos, Luciano Pavarotti e Igor Stravinsky, entre outros. Por ali também passaram importantes orquestras mundiais, como a Filarmônica de Berlim, a Filarmônica de Viena, a Filarmônica de Londres e a Sinfônica de Nova Iorque.

Arquitetura Impressionante

Interior da sala principal do Teatro Colón, com sua cúpula pintada e camarotes.

A construção do teatro ficou sob responsabilidade de grandes arquitetos, como os italianos Francesco Tamburini e Victor Meano (responsável pela construção do Congresso Nacional) e do belga Julio Dormal, que foi o responsável pelo visual francês do edifício. O teatro, por possuir uma excelente acústica e um aspecto deslumbrante, faz com que esteja lado a lado com outras importantes casas de ópera pelo mundo, como a Ópera de Paris, Ópera de Viena, Royal Opera House de Londres e o Scala de Milão. A título de curiosidade, a sala principal possui um formato de ferradura e tem capacidade para 2.478 pessoas sentadas e 500 em pé.

Estrutura e Oficinas Próprias

O local possui ainda uma ampla estrutura, oferecendo todas as condições necessárias para que eles mesmos possam criar suas apresentações, sem depender de fatores externos. O teatro sofreu ampliações no seu subsolo, aumentando e melhorando ainda mais as suas oficinas de produção. Além disso, há uma cafeteria bem equipada para os “coffeelovers”, bem na entrada do teatro, uma ótima dica de passeio para relaxar antes ou depois da visita.

Visitas Guiadas e Ingressos

Para aqueles que têm curiosidade em conhecer mais a fundo sobre o teatro, há visitas guiadas em português, inglês e espanhol todos os dias a partir das 10:00 h. Os grupos saem a cada 15 minutos, sendo necessário comprar os ingressos para o Teatro Colón com antecedência para garantir seu lugar. É um passeio imperdível para entender a grandiosidade do lugar. Caso queira ficar por dentro das atrações e da programação, basta acessar o site oficial do Teatro Colón.

Chegamos ao final de mais um artigo e, agora que você já conheceu um pouco sobre o Teatro Colón, basta entrar em contato conosco da Guia Receptivo para encaixarmos também essa visita guiada no seu roteiro e garantir uma experiência completa na sua viagem para Buenos Aires.

WhatsApp