Documentos Necessários para Entrar na Argentina
Se você está planejando sua viagem para Buenos Aires, a primeira dúvida que surge é: quais são os documentos necessários para entrar na Argentina? A boa notícia é que, por Brasil e Argentina fazerem parte do MERCOSUL, o processo é muito simples e não exige passaporte ou visto.
RG ou Passaporte: O que é preciso para entrar em Buenos Aires?
Para sua viagem à Argentina, você precisa apresentar um dos dois documentos de identificação a seguir:
- Carteira de Identidade (RG): Deve estar em bom estado de conservação (foto reconhecível) e com menos de 10 anos de emissão. Este é o documento mais utilizado pelos brasileiros.
- Passaporte: Se você tiver um passaporte válido, pode apresentá-lo no lugar do RG. Ele será carimbado na entrada e saída do país.
Atenção: Documentos como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CPF, certidão de nascimento, carteiras profissionais (OAB, CREA, etc.) ou de estudante não são aceitos para a imigração.
Quanto tempo posso ficar na Argentina como turista?
Com os documentos de turista, a permissão de estadia na Argentina é de até 90 dias. Essa informação será registrada em um papel carimbado entregue na imigração (se você entrar com RG) ou carimbada diretamente no seu passaporte.
Diferentemente de países europeus, para renovar seu visto de turista, basta sair do país (uma viagem rápida ao Uruguai, por exemplo) e entrar novamente. O prazo de 90 dias é renovado automaticamente.
E se eu ultrapassar os 90 dias?
Caso você permaneça no país além do permitido, terá que pagar uma multa ao deixar a Argentina. Os valores são atualizados e podem ser pagos em dinheiro ou cartão no momento da saída, na própria imigração.
Documentos para Menores de Idade
A viagem com menores de idade exige atenção redobrada. Além do RG ou passaporte do menor, é necessário seguir estas regras:
- Viajando com ambos os pais: Não é necessária autorização.
- Viajando com apenas um dos pais: O pai ou mãe que não está viajando deve fornecer uma autorização de viagem internacional para o outro, com firma reconhecida em cartório.
- Viajando desacompanhado ou com terceiros: Ambos os pais devem assinar a autorização de viagem.
Dica: Os passaportes mais novos já podem incluir essa autorização de viagem impressa, facilitando o processo.
Lembre-se de sempre verificar os requisitos atualizados antes da sua viagem para Buenos Aires e garantir que seus documentos estejam em ordem para uma experiência tranquila e inesquecível.





